Portinho da Arrábida a "Pérola da Arrábida"


O Portinho da Arrábida é uma pequena Aldeia da Freguesia de São Lourenço, concelho e distrito de Setúbal, muito conhecida pela sua praia. Localizada no coração do Parque Natural da Arrábida.

Sendo sem duvida um dos mais bonitos locais da Costa Portuguesa, principalmente vista a partir do mar. Tendo sido eleita uma das 7 maravilhas Naturais de Portugal.

Durante muitos anos, o Forte de Santa Maria da Arrábida, no Portinho da Arrábida albergou a "Estalagem de Santa Maria", a partir de 1932, quando o Forte foi arrendado pelos pais de Sebastião da Gama, para essa finalidade. No anos 50 do Séc. XX, esta ampliou a sua oferta com a construção de um novo anexo na estrada do Portinho. A estalagem funcionou até 1976.

Este forte costeiro, faz parte do conjunto de fortificações Setecentistas, erguidos no contexto da Guerra da Restauração da Independência de Portugal, que se estendiam pelo litoral desde Setúbal até ao Forte de São Domingos da Baralha, na imediações do Cabo Espichel.


A partir de 1978, o Forte de Santa Maria da Arrábida, passou a integrar no Parque Natural da Arrábida, onde foi considerado imóvel de interesse público. Desde então, foram realizadas extensas obras de consolidação e restauro, convertendo-se o monumento à função de Museu Oceanográfico (1991), que mantém no local um centro de biologia da marinha. Uma pequena loja comercializa artigos relacionados com a área protegida do Parque e oferece café aos visitantes. Atualmente tem e exposição uma coleção da Fauna e Flora da Serra da Arrábida, criada pelo naturalista setubalense Luiz Gonzaga de Nascimento.


Entre o Portinho da Arrábida e a cidade de Setúbal existem outras praias que também merecem uma referencia, Galápos, Figueirinha e Albarquel

A ligação por estrada entre estas praias e o Portinho da Arrábida só foi construída nos finais dos anos 70 do séc. XX. Anteriormente o caminho mais curto entre Setúbal e o Portinho era tomando um desvio na Fabrica de Cimento - Secil, no Outão, pela serra da Arrábida e depois, sensivelmente a meio da serra, tomar o desvio para o Portinho

Acesso ao Portinho da Arrábida

O acesso ao Portinho, no troço entre o Forte de Santa Maria e a praia, sempre foi muito dificultado, pelo fato da estrada não permitir a circulação de dois veículos, em ambos os sentidos em simultâneo. Ainda me lembro ao descer, ou a subir este troço se aparecia uma carro no sentido contrário.... quem recuava? A confusão instalada, que aliás mesmo hoje com a instalação do sinais luminosos, que vieram facilitar a vida de todos, ainda acontece por vezes, por desrespeito deste sinal.

Fonte: Restos de Coleção