Praia da Foz de Sesimbra



Há várias praias em Portugal que juntam Foz ao seu nome, quase todas o fazem por serem o ponto de encontro de pequenos ribeiros e o Atlântico, curiosamente, na Praia da Foz, a de Sesimbra, não vemos ribeiro algum.


O que me leva a crer que foz, aqui, adquire o seu outro significado, menos usado: o de desfiladeiro, bate certo com a entrada que temos na praia, junto ao parque de estacionamento – uma abertura de areia grossa entre duas falésias que já fazem adivinhar a existência do Cabo Espichel e a sua belíssima Ermida da Memória, a sul.


Entre arribas

O calcário na Praia da Foz

O anúncio faz-se notar ainda antes de deixarmos que a areia se sinta na sola dos pés, há um marcado cheiro a mexilhão, confirmado depois quando os vemos juntinhos com os seus bissos agarrados à rocha, entrando pela plataforma calcária, damos com a praia propriamente dita, isto é, a de areia, à nossa direita, e lançamo-nos até ela. É um pequeno percurso que finaliza assim que a rocha termina e o areal nos dá descanso aos sapatos, depois é escolher poiso, todo o centímetro daquela distinta faixa areada serve.


Depois de instalados, apercebemo-nos de que a Praia da Foz goza de três enormes vantagens.

Tem a seu favor o acesso, que é relativamente fácil – o estacionamento é colado à costa e a única coisa que temos de transpor a pé é um afloramento de rocha achatado. Conta com a vantagem da sua falésia setentrional funcionar como um pára vento natural, cortando as frias nortadas que em alguns dias se podem sentir, e beneficia de um relativo desconhecimento, mesmo por parte dos locais – o destino comum situa-se mais a norte, nas Praias das Bicas e do Meco, das quais a Praia da Foz se separa pelo levantamento de arribas (as tais que, seguindo para sul, formarão o promontório de Espichel).


É, portanto, para quem gosta de calma e vive por Lisboa ou Setúbal, uma excelente escolha.

Apenas o mar merece uma chamada de atenção, aqui, ele é particularmente revolto, e pede-se muito cuidado, especialmente estando perto da massa rochosa situada na ponta sul.