Fenda da Arrábida - Geomonumento



A Fenda Fenda da Arrábida constitui um “Geomonumento” de rara beleza natural, há muito conhecida, mas sem informação arqueológica publicada. A verticalidade e dureza das suas paredes tem proporcionado uma verdadeira Meca para os amantes da escalada, que equiparam aquela arquitectura natural com várias vias de diferentes graus de dificuldade.



Como o próprio topónimo indica, trata-se de um acidente tectónico, que se abre ao longo de aproximadamente 700 metros na encosta sul da Serra da Arrábida, sobranceiro e paralelo à linha das Praias do Creiro e do Portinho da Arrábida.


Este fenómeno terá sido provavelmente causado pela orogenia que verticalizou aquela junta de estratificação, ao ponto de a abrir numa grande brecha onde se desenvolveu um submundo de maravilha e viçosa luxúria, na qual a luz se perde numa penumbra de verdes e cambiantes de solo argiloso.


A acção erosiva das águas correu naquele espaço, originando uma área labiríntica, complexa de espaços ocos, propícios à exploração humana, proporcionando assim, uma potencial área de habitat e abrigo, com diversos recantos apelativos, também, para uma utilização ritual.




Porém, a sua exploração é de manifesta dificuldade, pelo facto de a área se desenvolver como uma imensa bacia de dejecção sedimentar, culminada por uma espessa camada de manta morta em constante produção.


Se, por uma lado, os sedimentos escondem por completo os presumíveis vestígios arqueológicos, por outro, selam-nos, preservando de forma exemplar a sua latente informação, a aguardar uma oportuna intervenção de sondagem.


Búzio (Buzina – Charonia lampas

Ainda assim, foram identificados alguns fragmentos de cerâmica manual, e um grande búzio (“Buzina” – Charonia lampas) depositado numa pequena cavidade aberta num caos de blocos.



Medalha da Era do Bronze Final


Tendo em conta a singularidade particular deste local e a sua intrínseca integração na rede de povoamento loco-regional da era do Bronze Final, salientando-se a proximidade com o povoado da Serra da Cela (a escassos 500 metros), pelo que é possível atribuir-lhe uma funcionalidade de abrigo sazonal, de apoio, controlo e defesa do porto subjacente, além de eventuais atribuições rituais.

Recorde-se que a área do Portinho da Arrábida tem vindo a documentar uma sequência de ocupações praticamente ininterrupta, a que a zona da Fenda não terá certamente passado despercebido.


Fenda da Arrábida - Meca da Escalada em Portugal


Setúbal é uma cidade industrial a cerca de 50 Km a sul de Lisboa, e é a cidade mais próxima da Serra da Arrábida.


O acesso mais rápido para Setúbal de quem vem do Norte, é através da A2 em direcção ao sul, atravessando a ponte "25 de Abril" em direcção a Vila Nogueira de Azeitão ou da ponte "Vasco da Gama" e continuando pela A12 até Setúbal.


A Serra da Arrábida está a poente de Setúbal. Na encosta sul, junto ao mar, situa-se a localidade e a praia do Portinho da Arrábida, bem conhecida pelas suas águas cristalinas, e frescas.


Junto ao Portinho da Arrábida, a 5 minutos a pé, encontram-se falésias onde foram abertas várias vias por diversos sectores.


A prática da modalidade de escalada desportiva no Portinho é muitíssimo agradável, mesmo com o forte calor do Verão, dada a proximidade da Praia do Creiro que permite um refrescante mergulho no fim do dia...


Contudo, dado que a maior parte das suas vias de escalada estão direccionadas a sul, escalar as vias mais expostas ao sol pode exigir um pouco mais de esforço. Por outro lado, no Inverno, a temperatura é boa e às vezes até se pode escalar com chuva, porque há vias abrigadas.


Para comer, existem alguns restaurantes nas proximidades do Portinho, onde se pode inclusivamente comprar um "farnel" para levar para a falésia, mas mais vale ir prevenido.


Mas lembra-te, estamos em pleno Parque Natural... pelo que, devemos deixar o local ainda mais limpo do que já se encontra!

Estadia

Não é permitido acampar no Parque Natural da Serra da Arrábida. Se pretende ficar durante alguns dias na zona, pode facilmente encontrar um alojamento local ou hotel em Setúbal. Tal como existem também alguns parques de campismo próximos onde é possível acampar.


Tipo de rocha

A Serra da Arrábida e de origem calcária, a maioria das vias encontra-se e muito boas condições, variando entre os 10 e os 30 metros de altura.


Vias de escalada


Todas as vias estão bem equipadas variando entre o nível III e o 8a. Tendo sido toda a zona sofrido recentemente um grande intervenção de manutenção (2015/2016).

Contudo a maioria das suas vias são de níveis superiores ao 6a, pelo que, a escola de escalada da Fenda da Arrábida é de elevado grau de dificuldade.


Contudo no Sector antigo existem vias para principiantes, que são uma agradável experiência de escalada, com níveis entre os III e os IV graus, podendo recorrer a empresas especializadas, tais como a Discover The Nature, que lhe poderá proporcionar uma memorável experiência de escalada.


Esta zona de escalada é visitada por inúmeros conquistadores de altos graus de dificuldade, cujos elogios à qualidade das vias têm sido uma constante.



29 visualizações

CONTATOS

Parta à descoberta das maravilhas naturais do Parque Natural da Arrábida e do Parque Natural Sintra-Cascais, conheça os seus valores naturais.

Consulte-nos.

logo vertical Whatsapp.png
2611-adolfo-mesquita-nunes-e-joao-vascon
Turismo de Natureza.jpg

Copyright © 2019 By Discover The Nature - Outdoor Events

RNAAT 045/2019

livro_reclamacoes-500x-207-b.png