Caminhada no Cabo Espichel
domingo, 24/03
|Parque Natural da Arrábida
O Cabo Espichel, inserido no parque natural da Arrábida, é um promontório cercado pelo imenso Atlântico, a Sul e a Oeste das suas encostas.
Horário e local
24/03/2024, 09:00
Parque Natural da Arrábida
Sobre o evento
O Cabo Espichel, inserido no parque natural da Arrábida, é um promontório cercado pelo imenso Atlântico, a Sul e a Oeste das suas encostas.
Oferece uma paisagem intensa e marcada pela natureza envolvente, ou pela admiração inerente à verticalidade das suas falésias, seja pelos monumentos históricos que nos fazem lembrar o Tempo e que, dado à localização; propósitos e lendas, despertam no local um ambiente algo misterioso e espiritual.
Como ponto de encontro e de partida, contamos com o Santuário da Nossa Senhora do Cabo, um complexo de infraestruturas construídas entre meados dos séculos XIV e XVII, sendo o inicio marcado pela Ermida da Memória — erguida no mesmo local onde apareceu uma imagem da Virgem, como reza a lenda — e desde então, sendo esse um local de afluente passagem de peregrinos, uma crescente anexação de edifícios foi também surgindo, como é o caso da Igreja da Nossa Senhora do Cabo; ou as hospedarias e lojas conhecidas como Casa dos Círios, entre outras, como a Casa da Ópera e a Casa da Água, abastecida pelo aqueduto que fazia a água chegar a um local tão inóspito e tão perto do mar.
Entre os monumentos, destaque para os de origem natural, como é o caso da jazida da Pedra da Mua, conhecida por ostentar pegadas e marcas de dinossauros, bem como toda a arriba calcária da baía dos Lagosteiros, tornando-se este um local emblemático e de referência internacional para fins de estudo, no âmbito de compreender o comportamento das demais espécies de dinossauros que viveram há cerca de 155 milhões de anos.
Ao longo da encosta a Sul, são percorridas trilhas bem marcadas, cercadas por uma peculiar e densa vegetação, que não se deixa intimidar pelo clima agridoce local, sempre na presença do vasto Atlântico, que nos acompanha e alimenta o olhar.
Ainda junto à falésia iremos encontrar o que resta do Forte de São Domingos da Baralha, situado em posição prestigiada sobre a baía da Baleeira, foi o primeiro a defender a costa da Arrábida, tendo pertencido a uma parte crucial da linha defensiva do trecho litoral, durante o século XVII.
Ainda perto, contamos com uma passagem por umas peculiares formações geológicas, conhecidas como Horst do Forte da Baralha e Chã dos Navegantes — que segredos nos guardam?
O regresso conta ainda com uma passagem pelo farol do Cabo Espichel, cuja presente torre foi inaugurada em 1790. Contudo, registos apontam que por volta de 1430, já existia no local um pequeno farolim instalado pela irmandade da Nossa Senhora do Cabo.
INSCRIÇÕES:
- Dos 12 aos 80 anos
Inclui:
- Instrutores qualificados
- Enquadramento da atividade
- Seguro de Responsabilidade Civil
- Seguro de Acidentes Pessoais
𝐄𝐱𝐜𝐥𝐮𝐢:
- Alimentação
- Transporte
- Tudo o que não está descrito em incluído
Dados Técnicos:
- Distância: 12.5km
- Dificuldade: Fácil (2) / Moderado (3)
- Percurso: Circular
Notas:
- A atividade realiza-se sempre que exista o número mínimo de participantes (8 pessoas).
Ingressos
Cabo Espichel 24/Mar/24
10,00 €Vendas encerradas
Total
0,00 €