Caminhada nas Falésias do Cabo da Roca
sábado, 25/05
|Parque Natural de Sintra - Cascais
“Onde a terra se acaba e o mar começa…” - Assim escreveu Luis de Camões sobre este local, ponto mais a Oeste da Europa Continental, local privilegiado para contemplar a imensidão do Atlântico e linha costeira.
Horário e local
25/05/2024, 09:00
Parque Natural de Sintra - Cascais
Sobre o evento
“Onde a terra se acaba e o mar começa…” - Assim escreveu Luis de Camões sobre este local, ponto mais a Oeste da Europa Continental, local privilegiado para contemplar a imensidão do Atlântico e linha costeira.
A caminhada inicia-se no miradouro junto da cruz, passando pelo Farol do Cabo da Roca dando lugar, mais à frente, aos trilhos e caminhos que nos guiarão junto às falésias. Estes trilhos atravessam três grandes vales com um desnível acentuado tornando esta parte da caminhada mais desafiante fisicamente.
À medida que se avança é impossível não fazer curtas paragens para admirar de um lado, a vista para o mar e as escarpas e, do outro, os montes verdejantes e respetiva vegetação que conta, sobretudo, com variados tipos de arbustos nativos, canaviais e algum arvoredo.
Em baixo, é também possível avistar algumas praias, sendo a praia da Ursa a maior e mais visitada, cuja descida à mesma e consequente subida faz parte do percurso.
Seguindo caminho, a vegetação adensa-se mais um pouco, pelo que se recomenda o uso de calças e camisola de manga comprida.
A caminhada continua passando pelo miradouro da praia do Caneiro, o local ideal para uma foto com o farol do Cabo da Roca ao fundo.
Mais à frente é possível admirar mais uma maravilha da natureza, o Fojo da Adraga, uma formação geológica magnífica que deu origem a lendas locais.
Antes da chegada à praia da Adraga a vista continua a ser impressionante com passagem pela praia do Cavalo e, descendo por trilhos que ziguezagueiam até um pinhal de copa cerrada, alcançando a estrada até à praia.
Uma vez na praia da Adraga pode contemplar-se, com o clima adequado, a rebentação das ondas na costa e algumas formações rochosas interessantes.
O regresso ao Cabo da Roca é efetuado por caminhos fáceis de terra batida que proporcionam ao caminhante a oportunidade de ver algumas das famosas vinhas do vinho de Colares.
INSCRIÇÕES:
- Dos 12 aos 80 anos
Inclui:
- Instrutores qualificados
- Enquadramento da atividade
- Seguro de Responsabilidade Civil
- Seguro de Acidentes Pessoais
𝐄𝐱𝐜𝐥𝐮𝐢:
- Alimentação
- Transporte
- Tudo o que não está descrito em incluído
Dados Técnicos:
- Distância: 10km
- Dificuldade: Moderado (2) / Díficil (3)
- Percurso: Circular
Notas:
- A atividade realiza-se sempre que exista o número mínimo de participantes (8 pessoas).
Ingressos
Cabo da Roca 25/Mai/24
10,00 €Vendas encerradas
Total
0,00 €