Caminhada da Serra do Risco
domingo, 02/06
|Parque Natural da Arrábida
Tranquilidade… a palavra que define este percurso junto aos prados verdes das terras do Risco onde, no final da Idade do Bronze, existiu um dos maiores povoados da Europa.
Horário e local
02/06/2024, 08:00
Parque Natural da Arrábida
Sobre o evento
Tranquilidade… a palavra que define este percurso junto aos prados verdes das terras do Risco onde, no final da Idade do Bronze, existiu um dos maiores povoados da Europa. Este povoado prosperou durante 400 anos (1200a.c.—800a.c.) sobretudo devido à proximidade da Ribeira do Risco. Além de proporcionar vida, a água da ribeira deu origem a formações geológicas únicas, como é o caso das Marmitas do Gigante, um dos pontos de interesse desta caminhada.
Outro ponto de interesse e vestígio da existência do povoado do Risco é o monumento fúnebre megalítico associado à Roça do Casal Do Meio, local a visitar.
Deixando a Roça do Casal do Meio para trás, inicia-se a subida em direção à cumeada da Serra do Risco, onde a paisagem ganha outras dimensões.
No topo da cumeada, a 382 metros, encontra-se o marco geodésico do Píncaro, situado no topo da falésia calcária mais alta da Europa, que proporciona ao caminhante uma vista panorâmica indescritível sobre terra e mar.
Na descida adensa-se um pouco a vegetação e o piso torna-se mais irregular até chegar aos caminhos mais planos junto aos prados que nos levam ao ponto de partida, deixando para trás aquela crista irregular marcada no horizonte, qual onda do mar.
INSCRIÇÕES Dos 12 aos 80 anos
Inclui: Instrutores qualificados Enquadramento da atividade Seguro de Responsabilidade Civil Seguro de Acidentes Pessoais
𝐄𝐱𝐜𝐥𝐮𝐢: Alimentação Transporte Tudo o que não está descrito em incluído
- Distância: 13.45km
- Dificuldade: Moderado (3)/ Difícil (4)
- Percurso: Circular
Notas:
A atividade realiza-se sempre que exista o grupo mínimo (8 pessoas).
Ingressos
Serra do Risco | 2/jun/24
10,00 €Vendas encerradas
Total
0,00 €